O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de nível laranja, indicando perigo devido a uma onda de calor que afetará três estados brasileiros, elevando significativamente as temperaturas locais.
O alerta passou a vigorar às 9h desta quinta-feira (13) e se estende até a noite de sexta-feira. O Inmet alerta para os riscos à saúde que este fenômeno pode trazer, principalmente nos estados de São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul, onde as temperaturas devem superar a média em pelo menos 5°C por um período de três a cinco dias.
Esse fenômeno é chamado anticiclone e mantém uma massa de ar quente nessas regiões mais afetadas, com umidades baixas nos períodos mais quentes. Está associado ao risco à saúde, podendo ocasionar problemas respiratórios, dores de cabeça e náuseas. De acordo com a OMS [Organização Mundial da Saúde], umidades abaixo de 25% já podem aumentar o risco desses sintomas. Andrea Ramos meteorologista do Inmet
Regiões afetadas pela alta temperatura
Em São Paulo:
Áreas como Bauru, Araçatuba, Assis, Presidente Prudente e Ourinhos sentirão o aumento de temperatura. A previsão para Bauru é de uma máxima de 30ºC, enquanto Presidente Prudente pode atingir 32ºC, conforme a Climatempo.
No Paraná:
A onda de calor se faz mais presente no noroeste do estado, abrangendo cidades como Londrina, Campo Mourão e Cascavel. A área próxima à fronteira com o Paraguai também está incluída, com Londrina projetando uma máxima de 31ºC para esta sexta, de acordo com a Climatempo.
Em Mato Grosso do Sul:
Este estado é o mais afetado pela onda de calor, exceto pelo extremo norte e pela divisa com Minas Gerais. A onda de calor abrange toda a fronteira com o Paraguai e parte da fronteira com a Bolívia, incluindo Corumbá e extensas áreas do Pantanal. A máxima prevista para Corumbá é de 36ºC nesta sexta, segundo a Climatempo.