A partir desta terça-feira (6), um novo ciclone extratropical começará a se formar, rompendo o bloqueio atmosférico que prevaleceu durante semanas no centro do Brasil, trazendo esperado alívio para as regiões extremamente secas.
Alertas de temporal no Rio Grande do Sul
Segundo Arthur Müller, meteorologista do Canal Rural, o estado do Rio Grande do Sul permanecerá em estado de alerta para temporais nesta terça-feira.
Além disso, a chuva se estenderá até o norte do país. O foco principal, no entanto, está no Rio Grande do Sul, onde há possibilidade de queda de granizo e rajadas de vento que podem variar entre 50 e 70 km/h.
Expansão da frente fria
À medida que o ciclone se desloca para o oceano e a frente fria se intensifica, o alerta de temporais continua no Rio Grande do Sul e alcança o centro-sul de Santa Catarina.
Após isso, a chuva começa a avançar para Santa Catarina e Paraná, aumentando a umidade relativa do ar e aliviando o calor no norte paranaense. O alerta permanece para o sul do Rio Grande do Sul, onde os volumes de chuva podem ultrapassar 100 mm, provocando alagamentos e deslizamentos alerta Müller do site Canal Rural.
Chuva se espalha pelo Sudeste e Centro-Oeste
A chuva é esperada em São Paulo a partir de sexta-feira (9) e, no começo da próxima semana, chegará ao interior de Minas Gerais.
Embora a chuva seja de 5 a 10 mm, ela ajuda a aliviar a baixa umidade relativa do ar. O mesmo vale para o centro-sul de Mato Grosso do Sul com acumulados de até 40 mm, contribuindo para a recuperação das pastagens destaca Müller.
Condições climáticas no Nordeste e Norte
No Nordeste, a situação continua seca, exceto pela faixa leste, onde a chuva diminui.
Será uma semana quente e seca, com temperaturas máximas de até 37 ºC observa o meteorologista.
No Norte, embora a chuva seja mal distribuída, ajudará a manter a boa umidade do solo.
No Acre, os volumes podem chegar a 40 mm, proporcionando reposição hídrica no solo. No entanto, a chuva não alcançará Tocantins nem Rondônia.
Queda de temperatura no Centro-Sul
A previsão ainda indica uma queda de temperatura em grande parte do Centro-Sul, com possibilidade de geada em áreas elevadas do Paraná e no Rio Grande do Sul.
No Sudeste, o frio chegará sem risco de geada para as áreas de café. No Paraná, há risco baixo de geada em Ibaiti, com temperaturas mínimas de 4 ºC no domingo (11) acrescenta Miller do site Canal Rural.